Pousada Solar dos VentosPousada Solar dos Ventos

Sustentabilidade
Práticas Sustentáveis na Pousada Solar dos Ventos

Segundo a Wikipédia: “Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Mas você ainda pode pensar: “O que isso tudo pode significar na prática?”

Podemos dizer que, “na prática”, esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que deles dependem para existir.

Desenvolver práticas sustentáveis não é apenas para o futuro da nossa Pousada, mas também para o benefício das nossas futuras gerações. 

Adotamos a Coleta Seletiva e todo o nosso lixo é separado para que seja enviado para reciclagem. Assim, economizamos os recursos da natureza e diminuímos a quantidade de lixo, um dos grandes problemas da nossa atualidade.

Para a minimização de resíduos adotamos os 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

Com isso, conseguimos diminuir a poluição do solo, da água, do ar, economizar energia e água, possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo, conservar o solo, diminuir o desperdício, entre outros benefícios.

A energia elétrica em Fernando de Noronha é gerada através do consumo de combustíveis fósseis – a exemplo do óleo diesel, utilizado na Usina Tubarão. Com isso a ilha apresenta alto índice per capita de emissão de gás carbônico. Pensando em reduzir nossa pegada de carbono nas instalações da Pousada, utilizamos cerca de 10% de energia Solar e 5% de energia eólica. Além disso, para reduzir o consumo de energia, trocamos todos os equipamentos antigos para apenas os que têm avaliação A no selo PROCEL e as lâmpadas utilizadas em nossas dependências são fluorescentes ou LED.

A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer, por isso, deve ser economizada. A Ilha de Fernando de Noronha possui o maior dessalinizador de água do país que transforma a água do mar em água potável para atender a população, sendo responsável por 90% do abastecimento da ilha.O restante provém do Açude Xaréu.

Todos os nossos bangalôs e dependências têm calhas para coleta de água da chuva que é utilizada em nossa horta. Além do nosso Sistema Mizumo de Tratamento de Água responsável pela reciclagem da água dos sanitários, chuveiros e lavanderia que retorna para bacias sanitárias.

Nos banheiros dos novos bangalôs, todas as descargas têm o sistema Duo, este tipo de acabamento é composto por duas teclas, uma para líquidos que gera um fluxo de água em torno de 3 litros e a outra para detritos tendo um fluxo de água de 6 litros.

Optamos sempre pelo papel reciclado, imprimimos somente o necessário, no modo econômico e utilizamos os dois lados da folha. A fabricação de mais papel faz com que sejam derrubadas mais árvores, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.

Evitamos a indústria dos descartáveis: para coar o seu café fresquinho, preferimos o coador de pano. No restaurante utilizamos guardanapos de pano e jogo americano de fibra sintética. Enfim, todo produto que se use, lave e _use_ novamente ao invés de jogar fora.

Optamos por produtos e serviços produzidos localmente. Além disso, dispomos de uma horta de onde saem à maioria dos ingredientes fresquinhos para elaboração dos pratos em nosso restaurante.

Em nossa recepção, dispomos de caixas coletoras específicas para pilhas e baterias. As pilhas contaminam a água e o solo, com mercúrio e cádmio e a atmosfera com vapores tóxicos.

Dicas para colaborar com o Meio Ambiente durante a sua estadia:

ENERGIA
• Racione o uso do ar-condicionado. Na maior parte das vezes, uma janela aberta resolve o incômodo do calor. Com essa atitude você evita que 900 kg de dióxido de carbono por ano, subam para atmosfera;
• Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas e deixe a luz do sol iluminar o seu bangalô;
• Não deixe seu carregador na tomada sem que o mesmo esteja sendo utilizado;
• Troque a TV por um bom livro, temos várias opções em nossa recepção;

ÁGUA
• Feche a torneira enquanto escova os dentes! Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água. Aprenda a utilizar a torneira com menos vazão possível. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto.
• Se torne um guardião da água. Saia por ai fechando torneiras que estão pingando, estimule e mostre a amigos e parentes a importância de utilizar esse recursos de forma consciente.
• Não jogue papel no vaso sanitário, assim reduziremos a quantidade de água utilizada na descarga.
• Não demore no banho, se gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas podemos tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará, em um ano, cerca de 30 mil litros de água.

Obrigada pela sua colaboração, o Meio Ambiente agradece!